segunda-feira, 7 de julho de 2014

Equilíbrio na natureza . (Lobos e Cervos)



Equilíbrio (Do latim aequilibrĭum), em um sentido simbólico o equilíbrio prende-se com a harmonia entre coisas diversas, proporção, moderação e sensatez.

Vídeo reproduzido em sala pelo professor : Henrique Oliveira de Azevedo. 
Aula de  Gestão e Educação Ambiental

Resumidamente o vídeo nos mostra um exemplo de “cascata trófica” que aconteceu no Parque Yellowstone nos E.U.A (1995), em que durante a ausência dos lobos, animal responsável pela morte de varias espécies de animais, a quantidade dos cervos cresceram justamente por não ter predador. Isto causou a modificação da paisagem e do ecossistema, pois os cervos reduziram muito a vegetação, pastando e devastando.
Com a chegada dos lobos (em pequeno número) a mudança no habitat foi notável havendo a transformação do comportamento dos cervos, regeneração da vegetação, a vinda de novas espécies e a mudança do comportamento dos rios.

Diante dessas informações podemos perceber que na natureza cada “coisa” tem seu lugar e sua respectiva função, e quando este equilíbrio é alterado a consequência se aplica para um todo.

Apesar de o vídeo ressaltar os lobos como principal fonte de equilíbrio e os cervos como os “vilões” naquela situação, é importante observar que a existência de ambos foi indispensável. 
Os cervos foram diminuídos em números, mas não deixaram de existir obtendo assim o balanço(equilíbrio) entre lobos e cervos, e foi este balanço que possibilitou a mudança em todo o ecossistema. Acredito que se tirassem os cervos e deixasse só os lobos haveria outra “cascata trófica“ e assim seria para as demais espécies (de animais / vegetais) se estas fossem removidas, pois tudo está interligado, toda ação tem uma consequência seja ela em curto, médio ou longo prazo. 

Aplicando esse exemplo para nosso dia-a-dia, se pensarmos nas consequências que algumas ações, como por exemplo: desmatamento indevido, desperdício de água, acumulo de lixo, falta de reciclagem, poluição, podem trazer e assim evitarmos, poderíamos ter impedido problemas atuais, e  podemos ainda impedir problemas futuros.
“A natureza se ajusta para quem a respeita.”


http://www.eusoudotempo.com/lobos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário