segunda-feira, 7 de julho de 2014

Desertificação no Brasil – Consequência do mau uso do solo

Encontrei uma matéria no site O GLOBO, que falava sobre a desertificação no Brasil, que é um fenômeno que vem se alastrando rapidamente pelo Nordeste, então decidi me aprofundar mais nesse assunto e vê se tem algum Instituto ou Programa no Brasil para combater essa degradação no solo Brasileiro.


Área afetada pela desertificação


A desertificação é um processo de destruição do potencial produtivo da terra por meio da pressão exercida pelas atividades humanas sobre ecossistemas frágeis, cuja capacidade de regeneração é baixa.

O Brasil tem uma variedade de climas que impõe desafios proporcionais ao tamanho da nossa nação – definidos pelas diversidades de solos e altitudes. Parte do território brasileiro apresenta uma condição climática caracterizada por períodos de seca prolongada e chuvas concentradas, onde predominam os climas semi-árido e úmido seco.

Ao longo dos anos, a ocupação humana e a exploração dos recursos naturais vêm impactando as regiões secas do país, provocando a degradação da terra, a perda da cobertura vegetal nativa e a redução da disponibilidade de água. A intensificação de tais processos levou crescentes frações dessas regiões à condição de áreas degradadas.

No Brasil existe a IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura - um organismo internacional, fundando em 1942, especializado em agricultura e bem estar rural vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA). O principal objetivo do IICA é a realização de uma agricultura competitiva, sustentável e inclusiva para as Américas.

Este instituto desenvolve um Programa de Combate à Desertificação, o PAN-Brasil, que é hoje um valioso instrumento norteador do processo de transformação da realidade das Áreas Susceptíveis à Desertificação (ASD), cujo cenário atual é marcadamente o de grandes déficits sociais, econômicos e ambientais.
Com a elaboração desse Programa, por meio da cooperação Técnica do IICA, o Brasil cumpre o compromisso de dez anos junto à Secretária Executiva da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD) e dá uma satisfação positiva à sociedade.
Entre os objetivos de implementação do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca – PAN-Brasil, está o de apoiar os estados com Áreas Susceptíveis à Desertificação – ASD na elaboração dos Programas de Ação Estaduais de Combate à Desertificação – PAE’s que também estão sendo elaboradores por meio da Cooperação Técnica do IICA.





Nenhum comentário:

Postar um comentário