segunda-feira, 14 de julho de 2014


O Geopark Araripe, fundado em 21 de setembro de 2006, completa 6 anos. Durante esse período vem desenvolvendo atividades de conservação do patrimônio natural e de importância científica, cultural, turística e educacional, sendo reconhecido pela Organização das Nações Unidades para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O Geopark Araripe se estende pela área de seis municípios cearenses: Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri totalizando 3.796 km², apresentando um vasto patrimônio biológico, geológico e paleontológico.



  

 
  A chapada do Araripe é um oásis no meio do sertão seco. Suas exuberantes paisagens e riqueza geológica, fazem do GeoPark Cariri um dos geoparques mais completo do mundo.
Fontes de águas minerais naturais hipotermais, águas que se enquadram em tipos definidos de águas medicinais, recomendada a banhos e a ingestão na própria fonte, como balneoterapia.
.
Nascentes              
Floresta Nacional do Araripe, 1ª reserva florestal do Brasil (1946).
Geridas pela Fundação Chico Mendes as trilhas (FLONA) têm extensa cobertura florestal de espécies predominantemente nativas destinadas à utilização dos recursos naturais renováveis para fins de produção e pesquisa, respeitando os mecanismos de sustentação de seu ecossistema.
Fontes de pesquisa (Wikipédia e site oficial da serra do Araripe)    

Arlene Camilo                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário