sexta-feira, 4 de julho de 2014

Um pouco mais sobre “A história das coisas”

Esse pequeno porém reflexivo documentário educativo trata do ciclo do consumo de produtos, representando este importante assunto que cerca a sobrevivência de todo o planeta e da espécie humana. Se compõe com representações do nosso sistema de produção desde à extração até a comercialização e o consumo. 
As consequências do consumo desenfreado são desastrosas em vários níveis e nos evidencia os inúmeros interesses econômicos intrísecos nessa realidade baseada no sofrimento humano, na exploração dos recursos naturais e na destruição ambiental.
Ao consumirmos de forma inconsciente e desenfreada, destruímos o meio ambiente e consequentemente arriscamos a nossa própria sobrevivência e nesse sentido, o documentário nos induz a criar uma maior consciência do problema afim de nos impulsionar a criar um maior respeito pelo ambiente em que vivemos.

Os principais pontos abordados dentro do ciclo de consumo são:

EXTRAÇÃO: na fase de extração há a busca pelas matérias primas, a destruição dos ecossistemas, a degradação ambiental, e as migrações forçadas mediada pela exploração dos países subdesenvolvidos. 
PRODUÇÃO: durante a produção na busca por mercados consumidores  há a exploração de mão-de-obra, a guerra fiscal, o protecionismo econômico entre os blocos econômicos e a busca por lucro máximo.
DISTRIBUIÇÃO: nota-se o avanço nos transportes públicos objetivando a integração dos territórios.
CONSUMO: a sociedade consumista busca a satisfação no consumo proporcionada pela tecnologia e depara-se com a obsolescência planejada (processo para que os produtos sejam substituídos num tempo mais curto) e obsolescência perceptiva (quando o fabricante não consegue diminuir a vida útil do produto e lança versões modernas com pequenas modificações).
TRATAMENTO DO LIXO: o desenvolvimento sustentável depara-se com o problema do lixões.

Abaixo segue o link do vídeo para quem tiver interesse em conhecer essa história contada de forma mais dinâmica:

https://www.youtube.com/watch?v=xEgPp1VGWsM

Nenhum comentário:

Postar um comentário